Os encontros acontecerão sempre às quintas-feiras, às 19h30, pela plataforma Zoom. As aulas serão ao vivo e contarão com momentos expositivos, análise de obras literárias, exercícios de escrita e debates sobre os textos produzidos pelas participantes.
Para garantir maior flexibilidade, todos os encontros serão gravados e disponibilizadospor até duas semanas após sua realização, permitindo que as alunas revisitem os conteúdos ou acompanhem as aulas caso não possam participar ao vivo.
As inscrições para a Escola de Escritoras vão até o dia 20 de Julho! Inscreva-se já!
Quero me inscreverEncontro de boas-vindas, apresentação da proposta da Escola de Escritoras e integração entre as participantes.
Reflexão sobre lugares-comuns na escrita e estratégias para construir textos mais originais.
Conto e crônica, leitura de Amilcar Bettega e construção de personagens ficcionais.
Como a voz narrativa interfere na história. Análise de Ilha das Flores e diálogos entre cinema e literatura.
Narrador-câmera e diferentes formas de focalização narrativa.
Construção de cenas, expansão e contração temporal dentro da ficção.
Ambientes, figurinos e objetos como recursos narrativos.
Leitura comentada dos textos produzidos pelas participantes.
Continuação da leitura crítica e análise das produções das alunas.
Período destinado à produção individual e amadurecimento dos textos. Momento para escrita, leitura e desenvolvimento dos projetos autorais.
Retorno das atividades com leitura crítica e discussão dos textos produzidos durante o recesso.
Leitura e aprofundamento dos trabalhos desenvolvidos pelas participantes.
Análise coletiva das produções e orientações para desenvolvimento dos contos.
Entre os encontros regulares da Escola de Escritoras serão oferecidos seminários e conversas especiais com escritoras, editoras, pesquisadoras e profissionais do mercado literário.
Encontros com profissionais que atuam diretamente na cena literária e cultural, promovendo troca de experiências e aproximação com o mercado.
Conversas com escritoras contemporâneas de diferentes regiões do país, ampliando repertórios e perspectivas sobre escrita e publicação.
Reflexões sobre publicação, circulação de obras, editoras independentes, formação de leitores e caminhos possíveis para novas autoras.
Diferentemente das oficinas regulares da Escola de Escritoras, os seminários complementares serão abertos ao público, permitindo a participação de pessoas interessadas no universo da literatura e da escrita criativa.